Vitória da cidadania

Semana de Educação Fiscal consolida-se na agenda goianiense da cidadania

Realizada habitualmente nos meses de novembro, a Semana de Educação Fiscal, uma parceria do Grupo de Educação Fiscal Estadual com o Observatório Social de Goiânia, encerrou sua segunda edição no último sábado (9), no Conselho Regional de Contabilidade. Nesta ocasião, foi ministrada uma palestra sobre Controle e Transparência Social pelo vice-presidente do Observatório Social do Brasil, Ney de Nóbrega Ribas.

Segundo o presidente do Observatório Social de Goiânia, Christian Abrão, “a Semana de Educação Fiscal estabelece um marco no Estado de Goiás para a promoção da conscientização da sociedade sobre a importância da função social dos tributos e do acompanhamento da gestão pública”. O coordenador do GEFE/GO, o auditor fiscal José Humberto Corrêa de Miranda, avalia que a Semana de Educação Fiscal promove um intercâmbio raro entre agentes públicos e sociedade e que esta iniciativa é fundamental para uma sociedade violentada pelas práticas de corrupção e má distribuição dos recursos oriundos dos impostos.

A II Semana de Educação Fiscal teve início no dia 6 de novembro, no Colégio Claretiano. Os coordenadores do GEFE/GO, José Humberto e a professora Lucirene Ferreira Santana Gualberto, acompanhados pelo auditor da Receita Federal do Brasil, Humberto Matsuda, dialogaram com os jovens estudantes daquela instituição de ensino. Os jovens apreciaram as discussões sobre a função social dos tributos e se divertiram bastante com os atores palhaços do Grupo Sonhus Teatro Ritual. José Humberto destaca que a cena teatral do grupo, “Tudo pode mudar”, é considerada, por representantes de outros grupos de Educação Fiscal, como a melhor apresentação cênica de Educação Fiscal do Brasil.

O grupo também esteve presente nos colégios Sesi Campinas e Jardim Vila Boa, na quinta e na sexta, respectivamente. Os alunos desses colégios assistiram a palestras sobre Educação Fiscal e, no Jardim Vila Boa, a coordenação organizou a presença de todos os alunos, após o intervalo do recreio, no pátio do colégio para acompanhar a programação, que teve também a participação do promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, Cassius Marcellus de Freitas Rodrigues., que ministrou palestra sobre “Controle Social”.

Além dos eventos nos colégios, a Semana de Educação Fiscal teve como uma de suas sedes o auditório do Conselho Regional de Contabilidade. Na quarta-feira, 6, houve mesa redonda sobre “Combate à Corrupção”, com a presença do magistrado Maurício Porfírio, do auditor Humberto Matsuda, do presidente do CRC-GO, Henrique Ricardo Batista, e da advogada tributarista Lorena Silvério Pereira Mendonça. No dia seguinte, a mesa redonda foi sobre o tema “A finalidade social do tributo e a carga tributária”, que contou com a participação do auditor fiscal estadual Orismar Parreira Costa, e dos contadores Marciel Augusto e Elione Cipriano. Na sexta-feira, o auditor fiscal estadual do Rio Grande do Sul, Clóvis Belbete, ministrou a palestra “Núcleo de apoio fiscal: A implementação nos cursos de Ciências Contábeis”.

E, finalmente, para completar o grande escopo da Semana de Educação Fiscal, os coordenadores do GEFE/GO articularam parceria com Faculdade Delta e se apresentaram durante o Congresso Nacional de Educação Sócio-Ambiental. Na sexta-feira, 8, a coordenadora pedagógica do GEFE/GO, a professora Lucirene Ferreira Santana Gualberto, ministrou palestra sobre “Internalização da Educação Fiscal em Instituições de Ensino Superior” e, em seguida, José Humberto falou sobre Educação Fiscal e Responsabilidade Sócio-Ambiental. Na ocasião, José Humberto explicou ao público como está a aplicação do ICMS ecológico no Estado de Goiás, que beneficia municípios com preocupações ambientais.

Confira, no link abaixo, a galeria de fotos do evento:

http://www.flickr.com/photos/100593126@N06/sets/72157637558350186/

Sobre edufiscalgo

Blog das ações e informações do Grupo de Educação Fiscal Estadual de Goiás - GEFE/GO.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s