Educação fiscal: ANFIP e Fundação incentivam eventos em Brasília


Fonte: anfip.org.br

A presidente da ANFIP, Margarida Lopes de Araújo, e a presidente da Fundação ANFIP, Aurora Maria Miranda Borges, participaram na quinta-feira (14) da abertura da 3ª Mostra de Educação para a Cidadania e do 3º Prêmio ao Professor Cidadania Participativa. Os dois eventos contaram com apoio da ANFIP e da Fundação, que também esteve representada pela diretora de Cursos e Publicações, Maria Beatriz Fernandes Branco, e são realizados pelas Secretarias de Educação e de Fazenda do Distrito Federal, Receita Federal do Brasil (RFB), e Esaf – onde também foi realizada a solenidade, em Brasília.

O objetivo da mostra é promover a formação para a cidadania e fomentar a elaboração de projetos que favoreçam a compreensão do trabalho de fiscalização incluindo o debate sobre a justiça fiscal e social. Já o prêmio visa a construção de uma sociedade mais justa e o incentivo ao professor para tornar a educação fiscal uma ferramenta de conscientização do cidadão, fomentando o controle social.

A presidente Margarida Lopes de Araújo enfatizou a importância da mostra e do prêmio e defendeu a inclusão da educação fiscal no currículo escolar. “A educação fiscal é muito importante, começando pelas crianças porque no adulto, muitas vezes, está arraigada a cultura do jeitinho. Isso deveria estar sistematizado na grade curricular das escolas para que seja institucional”, enfatizou. A presidente da ANFIP lembrou que, por iniciativa da Entidade a partir de tese apresentada em Convenção Nacional, a Câmara dos Deputados fez uma indicação ao Ministério da Educação para a inclusão do Direito Previdenciário nos currículos dos cursos superiores de Direito.

Por sua vez, Aurora Borges reforçou a necessidade de incentivar a educação fiscal: “Esse prêmio é um estímulo ao professor, que leva à escola o conhecimento dos direitos e deveres dos cidadãos, a fim de exercê-los plenamente”. Pela RFB, participaram da solenidade o superintendente da 1ª Região Fiscal, José Oleskovicz, e o inspetor Chefe da Alfândega em Brasília, Alexandre Martins Angoti. Ambos elogiaram a iniciativa da ANFIP e da Fundação de apoiar as iniciativas e reafirmaram a importância da preparar os estudantes por meio da educação fiscal, confirmando ainda o compromisso da Receita Federal do Brasil com o tema.

Confira no link abaixo a galeria de fotos da participação do Grupo de Educação Fiscal Estadual de Goiás no evento:

http://www.flickr.com/photos/100593126@N06/sets/72157637810021874/

Veja também o  vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=P33YWCoQmwA

Sobre edufiscalgo

Blog das ações e informações do Grupo de Educação Fiscal Estadual de Goiás - GEFE/GO.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s