Saiu na imprensa: Esaf, 40 anos de sucesso

http://www.emtempo.com.br/opiniao/artigos/12145-esaf,-40-anos-de-sucesso.html

Augusto  Bernardo Cecílio - Auditor fiscal da Sefaz, coordena o Programa de Educação Fiscal no AmazonasAugusto Bernardo Cecílio – Auditor fiscal da Sefaz, coordena o Programa de Educação Fiscal no Amazonas

Em 2013, a Escola de Administração Fazendária (Esaf/MF) comemora 40 anos de existência. Sua origem remonta às primeiras experiências em cursos de aperfeiçoamento do Ministério da Fazenda, em 1945.

Em um processo de desenvolvimento progressivo, foi criado, em 1967, o Centro de Treinamento do Ministério da Fazenda (Cetremfa), que se transformou na Esaf, em 8 de novembro de 1973. Com a inauguração de sua sede própria em Brasília, no dia 28 de julho de 1975, a Escola passou a contar com o atual complexo educacional de linhas ousadas e funcionais.

Não menos monumental que sua arquitetura é sua capacidade de difusão do conhecimento, que com os últimos avanços do ensino a distância lhe permitiram, apenas nos últimos 3 anos, realizar quase 300 mil operações de capacitação, presenciais e virtuais.

A Escola tem 6 especializações e 3 mestrados. Realizou, ao longo dessa jornada de quatro décadas, mais de 170 certames de seleção de servidores públicos. Todos os anos, visando estimular a produção de conhecimento em campos de interesse do Ministério da Fazenda, do governo federal e do país conduziu inúmeros prêmios monográficos, como o da Secretaria do Tesouro Nacional e da Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento.

A Esaf acredita que precisa também expandir, seguindo as exigências do mundo atual, processos de formação mais sofisticados como especializações e mestrados. Para tanto, está aumentando sua interlocução com o meio acadêmico. Já conseguiu estabelecer acordos de cooperação com várias universidades e recentemente assinou acordo com a Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia – Anpec, além de coordenar o Programa Nacional de Educação Fiscal.

A escola tem capilaridade nacional com seus dez centros regionais, localizados em dez capitais brasileiras. Recentemente, foi criado o Centro Regional de Santa Catarina, que somou-se aos já existentes em Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém.

Acompanhando a trajetória de inserção internacional do Brasil enquanto Nação soberana e solidária, tem buscado expandir seus acordos de cooperação internacional, propiciando aos servidores fazendários a possibilidade de maior conhecimento de outras realidades, que carregam grande potencial de inspiração e reflexão.

Os desafios da contemporaneidade, embora abordados de modo diferente em cada país, são muito semelhantes para nações em desenvolvimento: a difusão da informação, do conhecimento, da formação e principalmente da capacidade inovadora e da criatividade, molas mestras do desenvolvimento no mundo atual.

Mantém sólidas parcerias com a República Francesa (através do IGPE), com a Coréia do Sul (através da KDI) e com a Rússia (através da Ranepa). Muito especialmente, busca-se retomar sua relação histórica com a República Federal da Alemanha, uma vez que na década de 70 houve intensa cooperação com aquele país para a concepção global do projeto da Escola.

Muita coisa mudou nessas quatro décadas, mas não o ânimo da Esaf na construção de um país justo, soberano e desenvolvido econômica, social e politicamente. Coragem, criatividade e espírito inovador continuam presentes para mais 40 anos de história.

Sobre edufiscalgo

Blog das ações e informações do Grupo de Educação Fiscal Estadual de Goiás - GEFE/GO.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s